A posição do site da sua Clínica Odontológica no Google

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Nosso último conteúdo foi um Guia prático de como melhorar a atuação do seu consultório odontológico nas principais redes sociais. Hoje falaremos sobre os resultados das pesquisas dos clientes no Google e a posição e forma como o site da sua clínica odontológica aparece no mecanismo de busca mais famoso do mundo.

Qual a importância de estar na primeira página do Google

Quando você faz uma pesquisa por conteúdo, produto ou serviço dentro do Google deve notar que sempre prefere clicar as primeiras opções que aparecem e que estejam de preferência na primeira página. Quase toda a internet faz o mesmo que você!

Estar lá na primeira página requer um determinado esforço, no sentido de construir um site que cumpra os padrões do Google.

Existe um princípio básico na regra do jogo do Google para determinar quais são os resultados que aparecem com prioridade nas pesquisas dos usuários dentro da plataforma: o Google espera ser, e ao que parece é a principal referência da internet quando o assunto é a buscas na internet. Quando um usuário busca por algo, o Google quer entregar para ele o resultado exato do que ele procura. Assim a ferramenta ganha a credibilidade do usuário e sempre que o mesmo precisar, optará por ela.

Basicamente existem dois elementos cruciais que um site precisa ter para que possa ser lido e avaliado, para galgar uma boa posição no Google. São eles:

  • Programação do site
  • Conteúdo.

A Programação é a etapa do trabalho que abrange a procura, escolha e compra do domínio, hospedagem, construção do site e “conteudagem” do mesmo. Sabe quem faz esse serviço? Um programador Web Designer.

A programação de um site possui uma enorme variedade de preços, e isso depende do programador que você escolher e do tipo de site que deseja. Quando for procurar o profissional que fará o seu site, lembre-se de deixar claro que precisa de uma programação que esteja otimizada para que o site esteja “ranqueável” nos motores de busca, principalmente o Google.

Essa talvez seja a etapa mais fácil, pois a maioria dos profissionais da área de Programação Web já sabe o que fazer, na parte que os competem. Só fique atento para buscar referências sobre o profissional ou empresa que vai contratar. Peça exemplos de sites já desenvolvidos por eles e se possível, entre em contato com alguns clientes deles para pegar referências e sondar se o serviço foi bem feito e se melhorou o posicionamento deles no Google.

A etapa do Conteúdo é um pouco mais demorada e depende muito de você. O tipo de conteúdo de um site que conta para o Google é: Primeiro texto, seguido por Imagem, é bom ter Vídeos e depois todo o restante que você deseja.

O que você precisa ter em mente na hora de produzir o conteúdo do site

O que ranquear

O mais importante é ranquear o serviço ou produto que você oferece. No seu caso é serviço odontológico? Então é importante que você esteja posicionado em todos os serviços odontológicos que presta.

Alguns Exemplos de buscas que as pessoas normalmente fazem pelos serviços que você presta na sua cidade, se você for de São Paulo, por exemplo:

Quem procura pelo serviço em geral

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Quem faz uma busca mais direcionada para um serviço específico

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Alguns passos importantes

  • 1º Passo

Defina todos os serviços que deseja ranquear, onde deseja ranquear (cidade, bairro ou país) e você já tem um primeiro passo dado. Esses termos de pesquisa são chamados de palavras-chave.

Pesquise todas as palavras-chave que você deseja ranquear e veja como estão escritos os termos que o Google sugere antes de você terminar de digitar o que deseja procurar. Essas sugestões podem ser um guia para que você entenda as pesquisas mais feitas pelos usuários em relação ao tema. As imagens acima mostram como funciona essa sugestão do Google.

  • 2º Passo

Pegue todas as informações que decidiu no passo anterior e monte o seu planejamento. Anote tudo o que deseja e em quanto tempo deseja e o que fará para realizar esse trabalho.

  • 3º Passo

Comece a executar seu planejamento. Não precisa ser você que fará o conteúdo, até porque, a princípio, você é dentista e não tem experiência em produção de conteúdo para a web. Mas, se você tiver, melhor ainda, vai é economizar. Se você optar por contratar um profissional para fazer o serviço, lembre-se que o procedimento para escolher um deve ser o mesmo da etapa da Programação: procure bons profissionais, peça referências, portfólios, etc. Defina o prazo para a realização do serviço e cobre.

  • 4º Passo

Quando serviço estiver finalizado, confira o que foi feito. O conteúdo precisa ser útil ao usuário, para que a ele seja dada relevância por parte do Google. Normalmente os conteúdos mais relevantes precisam seguir um script para que o Google entenda a relevância dele.

Script no Texto

Cada página do seu site deve ter um texto com pelo menos 200 caracteres. Nesse texto você pode explicar o que é o serviço, quanto custa (ou forma de obter um orçamento), onde o cliente pode procurar e tudo o que você julgar importante e perceber que gera interesse nos pacientes.

É importante que as palavras-chave estejam presentes no Título da página, na Metadescription (calma! Já vamos explicar o que é isso) e no texto/post.

Todo esse conteúdo textual vai servir para que o Google possa montar os resultados das pesquisas feitas na plataforma.

Veja como é a estrutura básica de um resultado de pesquisa no Google e veja o que é feito com as informações que você insere nas páginas do seu site:

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Imagens

Um texto sem imagens acaba ficando cansativo de ler e parece que o Google sabe disso. Por esse motivo eles levam bastante em consideração a presença de imagens ilustrativas ao longo do conteúdo textual.

Atenção! Sabe aquele arquivo de imagem que você deseja colocar no conteúdo? Lembre-se de renomeá-lo antes de subi-lo para o site. O nome do arquivo escolhido precisa ter MUITO a ver com o conteúdo na qual ele estará inserido. Se o bloco de texto que você irá inserir a imagem é uma explicação sobre o preço do tratamento, por exemplo, o nome do arquivo pode ser: restauracao_dentaria_quanto_custa.jpg.

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Vale lembrar que o mesmo script que se aplica para a construção das páginas do site, são tão importantes quanto para a elaboração de conteúdos no Blog. O Blog é um importante aliado do site também, para melhorar a sua posição na pesquisa do Google.

O que considerar

Além de toda essa configuração básica no conteúdo de um site, o Google também leva em consideração o tempo do site, a quantidade de acessos e cliques no site através da pesquisa no Google. Mas não adianta você procurar seu site no Google e ficar clicando diversas vezes. Isso só lhe trará uma classificação ruim dentro da plataforma. Além de atrapalhar na sua posição dentro do Google, isso irá encarecer os seus custos de campanhas no caso de uma eventual decisão de anunciar dentro do Google.

Crie também uma conta no Google Meu negócio. Preencha todas as informações solicitadas. A Google enviará uma correspondência para o endereço da empresa, com um código de confirmação para que eles possam atestar que esse local existe. Essa também é uma ferramenta que ajudará um pouco na sua posição dentro da pesquisa do Google. Os resultados  existentes dentro dessa ferramenta aparecem com uma prioridade interessante dentro de uma página de pesquisa do Google.

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Falando nisso, o Google disponibiliza de uma ferramenta de anúncios para as empresas que desejam realizar campanhas e serem encontradas mais fácil e rapidamente dentro da plataforma. É o Google Adwords. No entanto, isso é um tema também longo e ficará para a próxima semana. Fique de olho no nosso blog e acompanhe os melhores conteúdos úteis para você e para a gestão do seu consultório odontológico!

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